A história de Dunga começa há muito tempo quando ele vivia em uma família com mais seis anões liderada por uma linda moça chamada Clara.
Certa vez Clara, em um acidente, levou uma batida e se tornou Branca de Neve.
Quase todos os anões, por causa da estatura, sempre tiveram que ser bons alpinistas. Pra quase tudo que iriam fazer tinham que escalar. Escalar a cama pra dormir, escalar para lavar as mãos, escalar para abrir janelas, etc...
Mas havia um dos anões que não era muito bom escalador, o nobre Dunga. Ele sempre escorregava e as vezes até se machucava tentando.
Só que nosso anãozinho em questão tinha uma grande qualidade: a diplomacia. Sempre que outras aldeias tentavam entrar em guerra com a sua e todos os outros anões (principalmente o Zangado) queriam atacar, ele apaziguava e dizia que atacar não levaria a lugar algum.
Como esse pequeno grande homem era muito persuasivo e tinha uma liderança nata, todos o obedeciam e não atacavam.
Contudo uma coisa sempre intrigou a todos. Dunga apesar de toda a diplomacia não tinha muita compaixão com as aves. Certa vez Clara em Neve... quer dizer... Branca de Neve e seus amigos estavam com muita fome e sem ter o que comer. Nessa ocasião, o mencionado pequeno homem pegou no quintal o pato e o ganso da família e, sem o menor remorso, cortou e cozinhou os dois para que todos se alimentassem.
Com todos de barriga cheia e a aldeia em paz veio uma surpresa. Um sapinho entrou com uma ação na justiça dizendo que a casa em que os anões moravam com Branca de Neve fora construída em cima do seu antigo brejo sem autorização.
A justiça então determinou que a “família” teria que doar pelo menos um dos cômodos para o anfíbio.
Dunga, com toda a sua liderança, determinou que o cômodo menos importante para a casa era a copa, já que tinham uma cozinha enorme.
Hoje todos vivem felizes junto com o sapinho na casinha do pico da colina.
Resumindo:
Dunga não sabe escalar, não gosta de atacar, não tem dó de cortar o Pato e o Ganso, não liga de engolir sapo e perder a copa pra qualquer batráquio.